quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Manual de Segurança no Lar

SEGURANÇA NO LAR - MANUAL  

INTRODUÇÃO






CUIDADO! SEU LAR PODE ESCONDER VÁRIOS PERIGOS


A imagem do lar como um refúgio superprotetor é por vezes enganosa. Acidentes costumam ocorrer (graves ou não) em casa. Somos os maiores interessados e também os responsáveis por manter nossos lares em segurança. Para isso, precisamos descobrir e conhecer os riscos e eliminá-los. É importante também, dar ciencia a toda família.






INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Muitas pessoas não sabem, mas um choque elétrico pode matar. Aprenda a evitá-lo. O choque elétrico pode ser fatal.  Nunca mexa na parte interna das tomadas, seja com os dedos ou com objetos (tesouras, agulhas, facas, etc.). Nunca deixe as crianças brincarem com as tomadas. Vede todas as tomadas com protetores especiais ou um pedaço de esparadrapo largo.  Ao trocar lâmpadas, toque somente na extremidade do suporte (de porcelana ou plástico) e no vidro da lâmpada elétrica. Se possível, desligue a chave geral antes de fazer a troca.



Nunca toque em aparelhos elétricos quando estiver com as mãos ou os corpos úmidos.  Não mude a chave de temperatura (inverno - verão) do chuveiro elétrico com o corpo molhado e o chuveiro ligado.

Mantenha os aparelhos elétricos em bom estado.  Não hesite em mandar consertá-los sempre que apresentarem problemas ou causarem pequenos choques.
Verifique sempre os fios elétricos que ficam à vista.  Com o tempo, a sua capa protetora se desgasta. Nunca deixe um fio elétrico descoberto.


Instale o fio de terra em chuveiros e torneiras elétricas. 
Ao manusear objetos metálicos, tenha cuidado para que não esbarrem em nenhum cabo elétrico aéreo. 
Nunca pise em fios caídos no chão, principalmente se a queda foi conseqüência de uma tempestade. 


O fogo e a energia elétrica existem em todos os lares e são muito úteis.  
Como cozinhar o feijão sem fogo?  
Como assistir televisão sem energia elétrica? 
Mas ao mesmo tempo que são úteis, o fogo e a energia elétrica são também perigosos. Podem causar incêndios.
Os incêndios podem ocorrer em qualquer lar. É preciso estar alerta e tomar todos os cuidados para evitá-los.
Não ligue mais de um aparelho elétrico na mesma tomada. Se a corrente elétrica está acima do que a fiação suporta, ocorre um superaquecimento dos fios.  Aí pode começar o incêndio.

Não utilize fios elétricos descascados ou estragados. Quando encostam um no outro, provocam curtos-circuitos e faíscas, que podem ocasionar um incêndio. De tempos em tempos, faça uma revisão nos fios dos aparelhos elétricos e na instalação elétrica da sua casa
Se algum aparelho elétrico ou tomada apresentar defeito, não pense duas vezes para mandar consertá-los. 
Não faça ligações provisórias. 
A fiação deve estar sempre embutida em conduítes. 
Os quadros de distribuição devem ter disjuntores.  Se os dispositivos de proteção ainda forem do tipo chave-faca, com fusíveis cartucho ou rolha, substitua-os por disjuntores.
Caso note aquecimento dos fios e queima freqüente de fusíveis/disjuntores, chame um técnico qualificado para fazer uma revisão.

Toda instalação elétrica tem de estar de acordo com a NBR-5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 
Proteja-se e viva bem com a eletricidade.
Ela não foi criada para causar choques.
Um simples curto-circuito pode causar uma grande tragédia.

Soltar papagaios, arraias ou pipas.
A maioria das crianças adora soltar pipas, também chamadas arraias, papagaios ou pandorgas. No entanto, esta brincadeira pode terminar mal se não for observada uma regra básica:
Nunca solte pipas em locais onde houver cabos elétricos aéreos.
Os perigos são reais.
A pipa pode encostar-se a um cabo elétrico e, se sua linha estiver molhada ou enrolada num objeto de metal (uma lata, por exemplo), ela se transforma num excelente condutor de eletricidade.
Não tenha receio de usar sua autoridade de pai ou de adulto para impedir que crianças solte pipas em locais onde existem cabos elétricos aéreos. 
Explique a elas o risco que correm e indique um local adequado para brincar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário